O objectivo principal deste concurso é a de fomentar uma abordagem criativa sobre a temática emergente da 7ª Semana Internacional da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) – Mundo Sustentável/ IWE2010 Sustainable World.

image3

Os participantes deverão realizar uma curta-metragem de cariz artístico e experimental. Apresentar um cuidado consciente sobre a composição de formas, cores e luzes. A narrativa, apesar de poder ser linear ou não-linear, deverá igualmente seguir um contexto conceptual justificativo da sua relação com a imagem/som.

A temática estabelecida é o Mundo Sustentável, tendo como sub-temas a biodiversidade, as questões de natureza social, tais como a irradicação da probreza, a irradicação do colonialismo, a não-violência sobre as crianças e as questões da água.

Requisitos:

  1. O número máximo de trabalhos é de 1 vídeo por participação.
  2. Todos os vídeos deverão explorar as temáticas propostas, havendo liberdade para interpretações mais subjectivas.
  3. As obras deverão ser identificadas com título; tempo total do vídeo; sinopse, nome e contactos dos concorrentes.
  4. A duração mínima do vídeo é de 2 minutos e a duração máxima de 4 minutos.
  5. Os concorrentes deverão entregar o trabalho em extensão .mov ou .avi em dois tipos de suporte: num CD-ROM e em formato DVD.
  6. A data de entrega: 29 de Março até 14 de Abril de 2010, via correio normal, dirigido a:
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
Coordenação da IWE2010
Praça Heróis do Ultramar – Solum
3030-329 Coimbra
Portugal

Condições de admissão:

  1. Os participantes deverão ter idade superior a 18 anos.
  2. Os trabalhos audiovisuais podem ser de autoria individual ou de grupo.
  3. Só serão aceites trabalhos inéditos, sem veiculação anterior em qualquer meio de comunicação, festivais ou concursos.
  4. Não serão admitidos trabalhos que não cumpram os requisitos estabelecidos, incluindo o não cumprimento do prazo de entrega.

Prémios

  1. O melhor trabalho qualificado pelo Júri será premiado com a oferta de um fim-de-semana num dos Hotéis da Cidade de Coimbra e a passagem do vídeo na ESECTV;
  2. O 2º e 3º classificados obterão uma menção honrosa e passagem do vídeo na ESCTV.

Os produtores dos melhores vídeos serão convidados para uma cerimónia de entrega de prémios e visionamento do seu vídeo, a ter lugar a 23 de Abril de 2010, entre as 12h00 e as 13h30, no auditório da ESEC, na 7 ª Semana Internacional da ESEC / IWE2010_Sustainable World.

Resultados:

Os vencedores serão notificados directamente.

Os resultados do concurso serão divulgados no site da IWE2010 (http://iwe.esec.pt/)

Será assegurada a projecção dos vídeos a concurso no decorrer da IWE2010, entre os dias 19 e 23 de Abril em Sala a determinar.

Direitos de autoria:

As obras inscritas não serão devolvidas e poderão ser adquiridas gratuitamente para arquivo, visionamento e outros fins não lucrativos por parte da Comissão Organizadora e da ESEC.

Critérios de avaliação:

  • interpretação, criatividade e capacidade crítica reflexiva 60%
  • qualidade técnica de produção (enquadramentos; movimentos de câmara; iluminação) e pós-produção (ritmo; coerência da narrativa; equalização e estética da imagem) 40%

A comissão organizadora,